
Hoje, um trecho de matéria publicada no "Blog de Dom Rocha" sob o título "O PSDB e a barbárie nos EUA e Europa" encontramos frase que aponta a realidade de hoje nos Estados Unidos retratado um império decadente e que completamos afirmando "e cada vez mais agressivo"...
Com uma visão mais crítica e anticapitalista, o renomado intelectual Noam Chomsky resumiu nesta semana a trágica situação dos EUA em apenas duas palavras: “Pura selvageria”. Em entrevista a Jacob Chamberlain, ele criticou o intento do Congresso ianque de promover cortes no seguro-desemprego e no programa de vale-refeição. “A recusa de proporcionar um padrão de vida mínimo às pessoas que vivem nessa monstruosidade é pura selvageria. Não há outro jeito de dizer”, afirmou, revelando toda a sua indignação e revolta. O corte no subsídio à alimentação prejudicará mais de 800 mil famílias no país; já a redução do seguro-desemprego emergencial afetará 1,3 milhões de trabalhadores estadunidenses.
Estas medidas regressivas e desumanas visam garantir maior austeridade fiscal, conforme exigência do 1% de ricaços que mandam nos EUA. Para Chomsky, elas revelam a gravidade da regressão social no império. “A desigualdade, agora, está num nível nunca antes visto, pelo menos, desde 1920… ou até mais antigamente. Isso é muito grave… São problemas profundamente estruturais que têm conexão com o assalto neoliberal à população, não só americana, mas mundial, que ocorreu na geração passada”. Para ele, o país é governado por um único partido – “o partido do negócio”, do grande capital, sem maiores diferenças entre os Democratas e os Republicanos.
O elo de ligação entre o filme em que Matt Damon descobre a armação para invadir o Iraque e se apropriar de seus estoques de petróleo, está entre a agressividade do complexo industrial-militar americano, as elites daquele país e a decadência total dos princípios democráticos na maior potência atual no mundo.