O Brasil vem padecendo há bem tempo de uma distorção em um serviço de utilidade pública que molda valores e consciência: a televisão.
Usadas pelos permissionários do serviço como propriedade privada, o que é ilegal e um erro, a televisão se tornou entre nós um instrumento de grupos oligárquicos que tentam a todo custo impor ao povo seus valores e sua política.
Uma experiência, no entanto, revelou-se acertada na difusão de programas de TV com um alto grau de confiabilidade e cumprimento de princípios jornalísticos e de comunicação decentes e honestos: a TV Brasil, emissora oficial da EBC empresa de comunicação do governo federal.
Um exemplo dessa honestidade informativa foi dado ontem com a edição da Retrospectiva 2013 abordando a implantação do Programa "Mais Médicos".
Sem omitir fatos, ouvindo todos os lados da questão, editou matéria que deu orgulho assistir e foi informativa com decência e honestidade.
Aí fica a pergunta: quando teremos uma televisão que não seja parcial, venal, tendenciosa e militante partidária como hoje o são as maiores redes de emissoras no país???