Páginas

domingo, 14 de setembro de 2014

O voto do ex-tucano...

O economista e sociólogo Luiz Carlos Bresser-Pereira já foi um dos mais badalados nomes de alta plumagem tucana a louvar e honrar o PSDB com inteligência e visão social. Isso nos tempos de Mário Covas, Teotônio Vilella e outros já idos... 

Hoje Bresser Pereira faz confissão de voto e, para confirmação, assina artigo na Carta Capital que a Agência Carta Maior divulga. Esta é parte dessa matéria: 

Meu voto em Dilma

Vou votar pela reeleição de Dilma Rousseff porque é ela quem melhor atende aos critérios que adoto para escolher o candidato à Presidência da República.


Luiz Carlos Bresser-Pereira Brasil 247

 
  















Em 1988 fui um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira e sempre votei em seus candidatos à presidência. Mas, gradualmente, fui me afastando do partido por razões de ordem ideológica e, depois da última eleição presidencial, vendo que o partido havia dado uma forte guinada para a direita, que deixara de ser um partido de centro-esquerda, e que abandonara a perspectiva desenvolvimentista e nacional para se tornar um campeão do liberalismo econômico, desliguei-me dele. Por isso quando hoje perguntam em quem vou votar, a pergunta faz sentido.

Vou votar pela reeleição de Dilma Rousseff, não por que seu governo tenha sido bem sucedido, mas porque é ela quem melhor atende aos critérios que adoto para escolher o candidato. São dois esses critérios: quanto o candidato está comprometido com os interesses dos pobres, e quão capaz será ele e os partidos políticos que o apoiam de atender a esses interesses, promovendo o desenvolvimento econômico e a diminuição da desigualdade.

Dilma atende ao primeiro critério melhor do que Marina Silva e muito melhor do que Aécio Neves. Isto nos é dito com clareza pelas pesquisas de intenção de voto, onde ela vence na faixa dos salários mais baixos, e reflete a preferência clara pelos pobres que os três governos do PT revelaram. O mesmo se diga em relação ao segundo critério na parte referente à desigualdade. O grande avanço social ocorrido nos doze anos de governo do PT tem um valor inestimável.

Texto completo em: http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Meu-voto-em-Dilma/4/31799