Texto publicado em matéria do Diário do Centro do Mundo, retrata a visão do Brasil da Copa por um brasileiro que vive nos Estados Unidos:
por: Adriano Silva
O depoimento de um brasileiro que mora nos Estados Unidos e que está
vendo tudo – a Copa e o Brasil – lá de fora joga um pouco de luz sobre
essa discussão (sobre a validade ou não de sediar a Copa):
“Acho que o brasileiro em geral não entende a dimensão da exposição que o país já começa a receber no exterior. Acabo de assistir as primeiras duas horas de Copa na ESPN americana, ao vivo do Brasil. A ESPN americana mandou duas dezenas de jornalistas e personalidades.
Eles tem um estúdio montado na praia de Copacabana e, além dos debates entre os comentaristas, tem mostrado dezenas de clipes sobre os mais variados assuntos brasileiros. Tudo filmado em lindas cores e imagens superproduzidas.
O que os americanos estão mostrando é um espetáculo. Cada vez que volta de um intervalo eles mostram um desses pequenos filmes de alguns minutos mostrando algum aspecto do Brasil e do seu povo. Em um clipe mostraram um buteco no centro do Rio. Num outro filme, mostraram a história de como a famosa música Garota de Ipanema foi criada. Em outro clipe, enfocaram a famosa caipirinha.
A ESPN contratou um artista de rua do Rio para todo dia pintar uma imagem significativa daquele dia num paredão enorme em Copacabana… E também contrataram um músico brasileiro para todo dia mostrar um pouco da música brasileira aos espectadores.
“Então não é só futebol. E olha que ainda tem 11 outras cidades pra eles mostrarem. Com certeza eles já devem ter feitos imagens de Porto Alegre, de Natal, de Cuiabá. A gente fica fazendo barulho sobre dinheiro gasto em estádio em vez de hospital ou escola e não está enxergando a outra parte da história.
Em duas horas a ESPN já botou água na boca de milhares de turistas americanos que já estão se arrependendo de não terem ido ao Brasil para a Copa. Até eu já estou me arrependendo disso ao ver o Alexi Lalas e tantos outros curtindo o Rio.
Agora imagina a ESPN, ou emissoras equivalentes em todos os países do mundo, fazendo isso todo dia por 31 dias! Quantas milhares de horas de TV não serão usadas para falar do Brasil e destacar suas belezas? Quanto custaria comprar essas milhares de horas de publicidade mundo afora? Isso sem falar em jornais, revistas e internet.
“Essa é a hora, para o bem do país, não a joguem fora. Sinceramente acho que nós não estamos conseguindo pensar fora da caixa. Ficamos com esse chororô como se nossas carências fossem culpa da Copa! Aqui nos Estados Unidos, como em qualquer país, nunca tudo estará perfeito. Aqui também falta um monte de coisas.
Um Brasil sem Copa não teria mudado absolutamente nada. A copa vai é AJUDAR. Pela primeira vez na história do Brasil o mundo inteiro estará olhando para o nosso país. E vendo imagens maravilhosas como essas que a ESPN está mostrando aqui nos Estados Unidos.
O Brasil poderia e DEVERIA facilmente arrecadar todos o bilhões gastos na Copa, todo ano, em turismo. Mas para isso temos que parar de mostrar a roupa suja para os gringos e começar a mostrar o lado bom do Brasil, como fazem todos os outros países.”
Eu tendo a concordar com esse jeito de ver as coisas e de reagir a elas.