Páginas

segunda-feira, 24 de março de 2014

O Papa, a mídia e a mentira...

O Papa Francisco fez, no sábado uma exortação contra a manipulação do noticiário pela mídia. Curiosamente, o discurso papal não figurou em nenhum dos noticiários de TV - como o Jornal Nacional, da Globo ou o Jornal da Band - e nem foi mencionado nas páginas dos grandes jornais. 



A carapuça entrou feito na mídia brasileira que espalha desinformação e mente abertamente contra o País. 

Aqui estão a fala do Papa e o vídeo de seu discurso: 


Vocês já viram abaixo a nota "Papa aconselha: fujam da desinformação, o mais perigoso pecado da mídia. E agora, Globo?"

Agora tem o vídeo que Jornal Nacional não passou (o Papa Francisco fez esse pronunciamento no sábado). Está falado em italiano, mas dá para entender um pouco quando ele fala:
Mas existem também os pecados da mídia! Permito-me falar um pouco sobre isto. Para mim, os pecados da mídia, os maiores, são aqueles que seguem pelo caminho da mentira e são três: a desinformação, a calúnia e a difamação. Estes dois últimos são graves, mas não tão perigosos como o primeiro. Por que? Vos explico. A calúnia é pecado mortal, mas se pode esclarecer e chegar a conhecer que aquela é uma calúnia. A difamação é um pecado mortal, mas se pode chegar a dizer: ‘esta é uma injustiça, porque esta pessoa fez aquela coisa naquele tempo, depois se arrependeu, mudou de vida’. Mas a desinformação é dizer a metade das coisas, aquilo que para mim é mais conveniente e não dizer a outra metade. E assim, aquilo que vejo na TV ou aquilo que escuto na rádio não posso fazer um juízo perfeito, pois não tenho os elementos e não nos dão estes elementos. Destes três pecados, por favor, fujam! Desinformação, calúnia e difamação.
Íntegra do discurso do Papa Francisco:




Fonte: Blog "Os Amigos do Presidente Lula"