Páginas

sábado, 31 de agosto de 2013

~Eita jornalzinho falso, sô!!!...

O jornal "O Globo", principal veículo impresso das organizações Globo, da famiglia Marinho, publicou hoje em meio a uma disfarçada "Memória" uma espécie de arrependimento pelo apoio dado ao golpe militar de 1964 e à ditadura que dele resultou. 

Foi uma confissão tardia e feita em meio a manifestações que agora se fazem às portas das emissoras de TV do Grupo que se vê enfraquecido pela queda na venda avulsa e na receita publicitária do jornal; na audiência e na veiculação de propaganda em suas emissoras de TV e na credibilidade que chegou ao mínimo na história do jornalismo brasileiro.

Durante os protestos que eclodiram em junho, a Rede Globo e veículos afiliados foram alvo dos manifestantes em diversas cidades Foto: Marcelo Brammer / Brazil Photo Press
                                Durante os protestos que eclodiram em junho, a Rede Globo e veículos
                                afiliados foram alvo dos manifestantes em diversas cidades
                                Foto: Marcelo Brammer / Brazil Photo Press

 Mas, o reconhecimento soa falso quando toda a Organização se mobiliza para criar um clima de desencanto para com o País; uma oposição canina às teses e interesses populares e uma cada maior soberba no trato com questões sociais de interesse da maioria da população. Elitista, continua a ser o que sempre foi, tapando microfones, pedindo desculpas e atacando o Brasil, talvez à espera de novo reconhecimento de erro daqui a 30 ou 40 anos...

O melhor exemplo das posições reacionária, sinistramente fascistoides de O Globo, da TV Globo, da GloboNews e da revista Época aí estão para mostrar isso. 

No entanto, fica o registro do arrependimento como o publicou o Portal Terra: 

Pressionado, jornal O Globo admite que errou ao apoiar Golpe de 1964

O jornal O Globo publicou neste sábado em seu site um texto no qual admite que errou ao apoiar o Golpe de 1964, que deu início à ditadura militar no País. Pressionado pelos protestos de junho, o jornal decidiu divulgar o documento, que tornou públicas discussões internas das Organizações Globo sobre o episódio. “Não há por que não reconhecer, hoje, explicitamente, que o apoio (ao golpe) foi um erro, assim como equivocadas foram outras decisões editoriais do período que decorreram desse desacerto original”, diz o texto, que pode ser lido na íntegra no site Memória, que reúne a história de O Globo.

Durante os protestos que eclodiram em junho, a Rede Globo e veículos afiliados foram alvo dos manifestantes em diversas cidades. Eles acusavam a empresa de ter apoiado editorialmente a ditadura militar. Atos contra prédios da emissora foram registrados em todo o País. Ao divulgar o texto hoje, O Globo afirma que “governos e instituições têm, de alguma forma, que responder ao clamor das ruas”.

“A lembrança é sempre um incômodo para o jornal, mas não há como refutá-la".