Páginas

terça-feira, 9 de julho de 2013

Os médicos, a mentira e a hipocrisia...

Diante dos protestos das associações ligadas aos médicos a começar do Conselho Federal de Medicina a tudo que representa a classe na mobilização classista de manutenção de privilégios e corporativismo para que nossas faculdades de medicina continuem a produzir apenas "especialistas", como hoje bem definiu na TV Brasil, o médico Adib Jatene que criticou a falta de generalistas e de entendimento social da saúde dos nossos formandos, fomos às páginas do site do Médicos Sem Fronteira, organização mundial que atua na atenção básica de saúde em locais onde não existem recursos nem equipamento, nem hospitais, nada do que reclamam os facultativos para alegar que o plano brasileiro é falho. 

Lá está: 



Médicos Sem Fronteiras oferece cuidados de saúde a pessoas em necessidade de ajuda humanitária. Conflitos armados, epidemias, catástrofes naturais, refugiados e deslocados internos e desnutrição são os principais contextos nos quais a organização atua. Tais situações pedem ajuda rápida, com atendimento médico especializado e apoio logístico.
Além de oferecer cuidados de saúde em situações de extrema urgência, as equipes da MSF também estão presentes onde as populações sofrem com a falta de acesso à assistência médica. Falhas crônicas no sistema de saúde local, como a escassez de instalações de saúde, de profissionais qualificados e a inexistência da oferta de serviços gratuitos para populações sem recursos financeiros, podem motivar a atuação da MSF.  

O trabalho de MSF envolve uma grande variedade de atividades, desde a organização de campanhas de vacinação até cirurgias de guerra.

MSF também procura unir-se a grupos de pacientes para sensibilizar e, às vezes, pressionar os atores envolvidos – órgãos e instituições internacionais e indústria farmacêutica – para que as populações que mais precisam tenham acesso a medicamentos de qualidade

Daí nossa certesza de que as associações dee classe dos médicos mentem, enganam a população e iludem os jovens formandos levando-os a acreditar que o problema do Brasil é a falta de consdições do exercício da medicina nos grotões país afora. 

Médico bem formado não precisa de esparadrapo para tapar ferimento após fechálo com catigute. Médico bem formado não precisa de laboratório para diagnosticar uma gripe forte que pode matar criança carente. Médico bem formado não precisa de equipamento caro para imobilizar fratura. Médico bem formado não precisa de ultrassom para fazer um parto. Médico bem formado não precisa de dopler colorido para tentar contornar parada cardíaco controlável com simples desfibrilador ouu massagens peitorais....

E isso, os notávceis Médicos Sem Fronteira fazem todo dia, eliminando carências e subnutrição, contendo epidemias, vacinando gente, diagnosticando males para encaminhá- los aos centros mais preparados e evitando o congestionamento de enfremarias com dores de barriga e meras cistites.  

Tudo mais é pura hipocrisia e mercantil corporativismo.