Páginas

domingo, 30 de junho de 2013

Será que ninguém se manca???...




O jornalismo na televisão chegou ao fundo do poço e a um impasse no Brasil. Depois que suas equipes foram hostilizadas em diversas manifestações e impedidas de realizar coberturas aos gritos de "o povo não é bobo, abaixo a Rede Globo" e assistir ao incêndio de carros de reportagem e um estúdio móvel do SBT e da Record, as emissoras de TV passaram a cobrir os eventos de longe, a bordo de helicópteros ou no alto de prédios, distantes das manifestações. 

A Rede Globo, a mais visada de todas, passou a usar microfones sem a logomarca da emissora e celulares para filmagem. É o jornalismo mais capenga que se possa imaginar. Não há reprodução de clima local nem proximidade do fato noticiado. 

Hoje foi mais um desses dias e a gente se pergunta: como é que vai ser de agora pra frente? 


Protesto no Rio perde clima festivo e tem confusão com repórter da Globo


Gustavo Franceschini e Vinicius Konchinski
Do UOL, no Rio de Janeiro


Ao contrário do primeiro ato da manifestação organizada pelo Comitê Popular da Copa, o clima é mais tenso três horas antes do início da final da Copa das Confederações. Brasil e Espanha se enfrentam no Maracanã, que recebe intensa proteção da Polícia Militar. Cerca de mil pessoas se concentram na Praça Sáenz Peña, no bairro da Tijuca, e iniciarão nova passeata rumo ao Maracanã. 
Manifestantes com bandeiras de movimentos sociais e de partidos políticos dão o tom deste segundo ato. Um repórter da TV Globo foi hostilizado e contou com ajuda da PM para escapar da confusão.
O perímetro Fifa, que veta o acesso das ruas de acesso ao Maracanã para pessoas sem ingresso e não credenciadas, é colocado em prática desde o início da tarde. A PM reforça o cerco ao estádio e irá acompanhar o rumo da caminhada. O entorno está totalmente vetado aos manifestantes, que prometem ir até o estádio.
Enquanto os ativistas levantavam bandeiras de partidos e até da Palestina, o repórter Vandrey Pereira fazia gravação e foi hostilizado. O jornalista da TV Globo foi identificado por causa de seu microfone e teve que contar com a ajuda da PM para deixar a confusão. Profissionais das TV's Record e do SBT se assustaram e se afastaram do local.