Não larga o osso...
Uma das coisas que mais chamam a atenção nas características da raça canina pitbull é a sua persistência em manter a caça presa a suas mandíbulas de uma forma tão forte que muitas vezes se torna necessário sacrificar o cão para se retirar a presa de sua boca.
Da simbiose entre o cão e o homem - que se sabe ter dado ao animal características humanas e ao homem traços caninos - parece ter surgido uma nova espécie que infelizmente ainda não foi devidamente detalhada por zoólogos e especialistas em comportamento animal: é o colunista pitbull.
Explica-se: há colunistas que insistem em noticiar de forma negativa todos os atos de uma pessoa, não importa se essas notícias têm ou não alguma vinculação coma verdade, com os fatos, o interesse público ou a atualidade, naquilo que o jornalista Luís Nassif bem chamou de "assassinato de reputação".
Hoje, no blog-coluna Esplanada, assinada por Leandro Mazzini - ex-Jornal do Brasil - há uma amostra desse tipo de jornalismo politicamente engajado para insinuações negativas. Ele noticia uma viagem de José Dirceu em jatinho, como se o condenado ex-ministro fosse visitar Macapá, Teresina, Belém e Fortaleza a pé ou a bordo de uma simples charrete ou em ônibus de carreira.
E o colunista ainda diz que Dirceu afirmou que os gastos de cerca de 150 mil reais serão feitos por seus próprios recursos. Apesar disso, comenta o fato como velada crítica, sem se questionar: teria Dirceu os 150 mil que vai gastar na viagem? Isso é mesmo dinheiro próprio? Dirceu pode ter 150 mil reais no banco?
Se o senhor José Dirceu tem dinheirto próprio e a viagem nada a ver com o que é público, qualquer jornalista menos engajado fica no dever de noticiar também viagens em jatinhos de todos os notórios políticos brasileiros, gente como Carlinhos Cachoeira, Daniel Mendes Dantas, José Serra, Álvaro Dias, FHC, Aécio Neves, etc e tal.
Veja-se a nota:
Coluna Esplanada
De jatinho, Dirceu inicia maratona de luxo para se defender
Leandro Mazzini
Apesar de não ter mais poder, o ex-ministro José Dirceu mostra que tem muito, muito dinheiro.
Ele
começou na última Quinta-feira um roteiro que até a Segunda passará por
quatro capitais: Teresina, Macapá, Belém e São Luís, segundo relatou a
amigos.
E só ficará em hotéis 5 estrelas – em Teresina,
hospedou-se no Petropolitan. Dirceu viaja em jatinho fretado em São
Paulo, um Citation CJ2 prefixo PT-LLU com capacidade para seis lugares,
que diz ser bancado por ele. Cada trecho não sai por menos de R$ 30 mil.
Só de frete, então, gastará cerca de R$ 150 mil até voltar para casa.