Páginas

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Brasil über älles...








Está na rede um comentário preocupante pelo indica sobre a direita brasileira e uma sua vertente neo-nazista que é pouco percebido pela maioria de nós jornalistas. Nunca antes havia notado isso. Vale a pena conferir:





Há pouco, no post de Miguel Do Rosario sobre o artigo da Forbes ridicularizando os coxinhas que acreditam que Lula e o filho são bilionários, notei algo interessante: O post é ilustrado por aquela famosa falsa capa da Forbes, em que Lula está de chapéu e sobre ele uma manchete anunciando a lista dos mais ricos do mundo. 
Bem, até aí tudo conhecido. Só que notei, em letras pequenas, que a tal capa é assinada por um site de nome "Brasil acima de tudo". Ora, isso é uma ligeira tradução e adaptação do lema nazista, "Deutschland über alles" - Alemanha acima de tudo -, o que é uma óbvia caracterização do tal site como nazista. (a propósito, o primeiro dos posts do site/blog é um artigo de Reinaldo Azevedo…) 
E o lema nazista, tomando literalmente a expressão "Alemanha acima de tudo", é por sua vez uma interpretação errada do poema de Heinrich Hoffmann von Fallersleben, que compôs a poesia por volta de 1840 como um dos primeiros hinos nacionais alemães, quando ainda não havia a Alemanha como nação, que só veio a existir a partir de 1871, quando Otto von Bismarck finalmente unificou o país. 
Quando Fallersleben compôs a poesia esse verso expressava o desejo dos estudantes, intelectuais e liberais, de ter a nação reunida. 
Hoje o hino alemão usa apenas a terceira estrofe do poema, que não tem esse verso.