Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Jornalismo de manipulação

Assistindo hoje à tarde à programação da GloboNews, pude ver na abertura do Programa "Jornal das 16 horas" apresentando por Cristiane Pelajo a forma mais vil e desonesta de jornalismo praticada no Brasil. 

Eram 16h03 quando a apresentadora começou a falar sobre a operação da Polícia Federal que prendeu em Goiânia o bicheiro Carlinhos Cachoeira e seus desdobramentos. Por interesse jornalístico prestei atenção ao que falava a moça e notei que ela se referia ao ex-senador Demóstenes Torres (DEM-GO) o antes apontado o "mais puro dos políticos" pela própria Globo e por publicações tipo Veja sem mencionar em nenhum momento o seu partido. 

Como complemento de sua narrativa, a apresentadora chamou Eliane Cantanhede aquela conhecida colunista da "massa cheirosa" do PSDB e logo previ que vinha coisa estranha pela frente. 

Não deu outra. Eliane achou um jeito de colocar José Dirceu no meio da notícia sobre Carlinhos Cachoeira e seus asseclas sem também mencionar que Demóstenes era do DEM e Sérgio Cabral - de quem a ex-Folha também se lembrou - um ex-governador do PMDB. Mas, para Dirceu, por duas vezes foi mencionado "maior nome do PT" e outra vez como "Ex-Presidente do PT e ministro do governo petista".. 



Aprendi desde cedo como se faz jornalismo, mas confesso que diante de tanta manipulação dos fatos e mudança de foco nas notícias a GloboNews e as Organizações Globo batem o recorde mundial de safadeza e desonestidade para com seus telespectadores. 

Acabei de ver o noticiário com nojo desse tipo de "profissional"...