Páginas

domingo, 22 de maio de 2016

O Golpe: a volta no tempo...




Durante um dos governos da ditadura militar, participamos de uma visita do general-presidente de plantão à época às obras da Usina de Cachoeira Dourada na divisa do Triângulo Mineiro com Goiás, quando enfrentamos, pela primeira vez, o aparato de segurança que cercava o mandatário militar. 

Um cerco rigoroso mantinha o general-presidente - Ernesto Geisel se não me falha a memória uma vez que acompanhei como jornalista duas ou três dessas aparições - completamente longe das pessoas comuns, sendo permitida a proximidade apenas de seu "estafe". 

Durante todo o ato ficamos contidos a cerca de 200 metros do local da cerimônia na Usina e vendo de longe um grupo de homens fardados entremeados por outros de terno, as vivandeiras de quartéis tão frequentes na ocasião. 


A lembrança do episódio me vem a mente quando leio as notícias de que o Gabinete de Segurança Institucional, chefiado pelo general Sérgio Etchegoyen, estabeleceu um "perímetro de segurança nacional" de oito quarteirões em torno da residência do impostos Michel Temer em São Paulo. 

Enquanto o povo nas ruas protestava contra Temer, a TV Globo exibia imagens dos carros da comitiva presidencial se deslocando pelas ruas paulistanas e a imagem do "interino" cercado por seus áulicos a caminho do aeroporto. 

Voltei no tempo e senti vergonha pelos golpistas que hoje não podem sequer sair à ruas lembrando-me de que Dilma circulou, sem seguranças, no meio do povo em Belo Horizonte nesta semana... 

Atulização às 19h38: 

CC Midia Ninja
ForaTemerSP.jpg

Imagens da passeata que foi impedida de chegar à "casa de Temer" em São Paulo...