Páginas

quinta-feira, 12 de maio de 2016

O golpe visto lá fora...

O Jornal GGN do Luís Nassif publica duas importantes análises do episódio de afastamento da Presidente Dilma Rousseff pelo Senado Federal.

Impactantes por seu conteúdo elas refletem a visão que o mundo tem do Brasil neste ano da graça de 2016... 


Huffington Post diz que "golpe no Brasil está completo"

Jornal GGN - Ao noticiar o admissibilidade do processo de impeachmento pelo Senado Federal, o portal norte-americano Huffington Post traz hoje, em sua capa, uma manchete afirmando que "o golpe no Brasil está completo", destacando também análise do jornalista Glenn Greenwald, que diz que democracia brasileira sofre uma dura derrota com a posse de um "inelegível e corrupto neoliberal".
Em outro texto, os jornalistas Nicholas Miriello e Nick Robins-Ealry explicam como a política brasileira se transformou no "caos", afirmando que os casos de corrupção e o aprofundamento da crise econômica prejudicaram o segundo mandato de Dilma Roussef, enquanto seus opositores e antigos aliados lançaram uma forte campanha para tirá-lo do poder. O artigo também trata das pedaladas fiscais, das implicações da Operação Lava Jato e da tentativa frustrada de nomear o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva para a Casa Civil.

____

Imprensa alemã fala em derrota e "declaração de falência" do Brasil


Jornal GGN - Nesta quinta-feira, a imprensa alemã fez duras críticas ao Brasil após a decisão do Senado que afastou Dilma Rousseff da presidência. O Spiegel Online disse que o "drama em torno da presidente é um vexame para um país afundado na crise", e que o país será citado no futuro ao lado de Honduras e Paraguai, onde presidentes também foram afastados de "forma questionável" do cargo. Jens Glüsing, correspondente do jornal, também afirma que o "espetáculo indigno" dos políticos brasileiros "prejudicou de forma duradoura as instituições e a imagem do país".
Já o semanário Die Zeit diz que o afastamento de Dilma é "a declaração de falência" do país, enquanto o Süddeutsche Zeitung ressalta que muitos juristas consideraram as acusações contra a presidente "tênues", afirmando que "a queda de presidente é muito mais o resultado de intrigas políticas". Leia mais abaixo:
Da Deutsche Welle
 
Uma nação "que queria ser moderna" recua no tempo e se coloca ao lado de Honduras e Paraguai como países onde "presidentes eleitos foram afastados de forma questionável", afirmam análises sobre o impeachment de Dilma.
A aprovação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff pelo Senado é um dos principais destaques da imprensa europeia nesta quinta-feira (12/05).
Com o título "Um país perde", o site Spiegel Online afirma que "o drama em torno da presidente é um vexame para um país afundado na crise". Para o correspondente Jens Glüsing, "o grande e orgulhoso Brasil terá que se resignar a, no futuro, ser citado por historiadores ao lado de Honduras e Paraguai – e não só por causa de apresentações bizarras de seus representantes populares. Também em Honduras e Paraguai, presidentes eleitos foram afastados de forma questionável do cargo."