Páginas

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

A mídia partidarizada

Um novo site, apolítico, analisa o quantitativo de matérias favoráveis e desfavoráveis a cada um dos três candidatos a Presidente melhor colocados nas pesquisas. 

Pelo que se sabe publicamente, Dilma ganha longe de todos os outros. O que assusta é o volume. Veja só: 



Bem-Vindo ao Manchetômetro

O Manchetômetro é um website de acompanhamento diário da cobertura das eleições 2014 na grande mídia, especificamente nos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de S. Paulo, e no Jornal Nacional, da TV Globo. O Manchetômetro é produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP), grupo de pesquisas com registro no CNPq, sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem qualquer filiação partidária ou com grupo econômico.

Valência das chamadas em relação aos presidenciáveis

Este gráfico mostra a quantidade de matérias nos três jornais analisados de acordo com a valência para cada um dos três candidatos principais.
FavorávelContrário050100150200AécioDilmaEduardo Cam...
Última atualização: 01/08/2014 às 00:06

Artigos

  • De volta para o futuro: Manchetômetro nas eleições de 2010

    O artigo de estreia do site reflete sobre a eleição de 2010 e mostra como a partir dela se construíram algumas hipóteses de trabalho que orientam o Manchetômetro e sua pesquisa da eleição de 2014. Abaixo apresentamos brevemente os resultados do estudo de valência feito por nós do LEMEP para a eleição presidencial passada, primeiro tomando a cobertura dos jornais O Globo, Folha de S. Paulo e O Estado de […]

Valência contrária dos candidatos no tempo

Este gráfico mostra a quantidade de matérias de valência negativa para cada candidato, nos três jornais agregados, ao longo do ano de 2014.