Páginas

segunda-feira, 12 de maio de 2014

A manchete...




Um dos grandes desafios do jornalismo está na elaboração das manchetes que chamam a atenção do leitor, o prendem ao texto e o levam a ler a matéria. Há casos famosos de manchetes que sintetizaram todo o texto em apenas poucas palavras e outras curiosas por seu enunciado. No primeiro caso está a manchete da Última Hora no dia da descida dos astronautas americanos na Lua com o seu "Chegaram"... Outra é a machete sobre o surto de Sérgio Ricardo em uma sua apresentação com a famosa "Violada em pleno auditório" do Notícias Populares...
Os Blogs, uma versão moderna do jornalismo mais ágil, começa a dar seus passos também nesse sentido. E um bom exemplo nos é dado pelo Fernando Brito, do "Tijolaço". Em postagem recente ele diz simplesmente: 

Manchete: lucro da Petrobras caiu 30%. E em lugar nenhum: o da Shell caiu 44% e o da Chevron, 27% 

 

Será que precisa dizer mais alguma coisa???


Texto completo em: http://tijolaco.com.br/blog/?p=17344