O inefável jornalismo do caos
praticado com eficiência de invejar no site do Estadão e pela GloboNíus e sua
descabelada apresentadora a Leilane Nóia-barth, deu um nó na cabeça dos
leitores e telespectadores na noite de ontem.
Depois de anunciar que a prévia do Banco Central para o PIB de 2013 apontava
crescimento de 2,52% na economia, todo o noticiário partiu para o destaque de
uma "presumida recessão" nos dois últimos trimestres do ano.
Aí vem o nó: afinal o PIB é anual, trimestral, mensal, semana ou diário? Pelo PIB anual houve crescimento. No PIB mensal houve queda em dois trimestres. Se fosse PIB diário haveria crescimento de 18,4% no dia 18 de dezembro em relação a 18 de dezembro de 2012... Se fosse semanal a coisa iria piorar...
Mas para a descabeladas Juliana Rosa - a mensageira das más notícias da GloboNíus - e a Leilane Fã de Miami, há sempre um "mas" e elas adoram desancar com o Brasil, um país de merda, que não vale nada, de gentinha, que só merece ser criticado, paiseco, republiquinha e outros quetais... Até Honduras é melhor que o Brasil. Para elas só vale o Brazil lá de cima na Flórida.
E O estadão dá corda e vai atrás:
SÃO PAULO - Chamado de 'PIB do BC' e considerado um termômetro para o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta sexta-feira, 14, aponta para um crescimento de 2,52% da economia brasileira em 2013.
Apesar do indicador positivo para o ano, chamou (sic) a atenção dos economistas os resultados negativos seguidos para os dados mensal e trimestral, quadro que configura recessão técnica.
No quarto trimestre, houve queda de 0,17% em relação aos três meses anteriores, depois da queda de 0,21% na comparação do terceiro com o segundo trimestre, no dado com ajuste.
Já em dezembro, o indicador caiu 1,35% na comparação com o mês anterior, após registrar queda de 0,64% em novembro ante outubro.
(*) A ilustração é a foto do meu amigo Mané que está internado no Pinel e também lê o Estadão e vê a GloboNíus...