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quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O "Bombardeio de saturação"

Em maio de 2013 o Eduardo Guimarães publicou no seu Blog "Cidadania" um texto que nesta semana revela extraordinária atualidade, pois desde a divulgação das últimas pesquisas do DataFolha e do Vox Populi para a sucessão presidencial o tom da mídia conservadora, vale dizer Mídia da Casa Grande ou PIG, subiu de tom em ação orquestrada com os risíveis parlamentares da oposição autores até de uma pretensa CPI da Petrobras. É o vale-tudo em que servem desde críticas ao atraso de minutos no encontro de Dilma com o Papa até a comemoração antecipada do maior plágio econômico do mundo, o tal "aniversário do real tucano"... 

Vejam só: 

Bombardeio de saturação:


a ‘nova’ tática  contra Dilma





Faz todo sentido do mundo usar uma metáfora militar para definir a estratégia do grupo político que congrega meia dúzia de impérios de comunicação, três partidos de oposição e que trata de tentar cooptar partidos volúveis da base aliada contra o governo Dilma Rousseff.

Bombardeio de saturação é uma tática militar antiga. Consiste em um bombardeio intenso, rápido e concentrado, disparado de várias origens, contra uma determinada área que se quer destruir.

A metáfora ilustra o noticiário de grandes meios que ora ataca o governo com versões sobre o desempenho econômico do país. O que se percebe, nesse processo, é o virtual abandono do recurso a denúncias de corrupção e uma aposta sôfrega na construção de uma realidade virtual.

A tática já foi usada contra este governo e o anterior, mas quase sempre tendo como mote a corrupção. Eis que o conclave que envolve partidos de centro e de extrema direita conclui que apelar à “ética” do brasileiro não funciona e, assim, “descobre” que o povo só pensa no próprio bolso.

O jeito, pois, está sendo tentar criar uma realidade alternativa que faça com que a sociedade – ou a maior parte dela – acredite que o Brasil está indo mal e que o desastre econômico se avizinha.
Dirão que essa tática não é exatamente novidade – e não é –, mas a visão das forças políticas que controlam a comunicação de massas é a de que o momento é propício para usá-la porque haveria elementos de verdade no mau momento econômico que o país estaria atravessando.

Original completo publicado em 30.05.2013 - http://www.blogdacidadania.com.br/2013/05/bombardeio-de-saturacao-e-nova-tatica-pre-eleitoral-contra-dilma/