Páginas

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O fim de uma grande cidade...




No meio de tantas notícias ruins, uma se destaca nesta segunda feira, por revelar o estado de uma grade cidade, hoje em pedaços, descendo ladeira abaixo em um rumo que pouco ainda podem sequer avaliar...

Esta matéria, que não está nos jornais brasileiros, é impactante...


"...mal se move quando o resto do mundo marcha para diante. Estamos falhando em nos adaptar às realidades do século XXI e estamos nos convertendo em uma cidade em declive”. Assim começa o relatório, e continua com um devastador olhar para o que considera as marcas "do que um dia foi o lugar onde acontecia o futuro e agora vive no passado”.


com 40% da população vivendo na miséria, uma percentagem que é a mais alta entre as grandes cidades .... Segundo o relatório, isso é produto de “duas décadas de lento crescimento do emprego, com taxas de desemprego muito acima das do resto da nação, e do congelamento dos salários, com 28% dos trabalhadores que não recebem um valor suficiente para viver”.

Outra das marcas que aponta o relatório é o trânsito que encabeça o ranking de uma das cidades com mais concentração de tráfego das Américas. Inclusive se todos os projetos de transporte público (ônibus, metrô e trem) que estão parados fossem colocados em prática, o trânsito não experimentaria nenhuma melhoria considerável.

A análise fala também do sistema educacional. “As escolas públicas estão falhando e traindo a esperança dos pais da classe trabalhadora de conseguir um futuro melhor para seus filhos”, assinala. E aponta para os seguintes dados: “Neste ano,  gastará 7.1 bilhões de dólares para educar 640.000 estudantes, mas, segundo uma pesquisa, menos de 60% acabarão se graduando em uma escola superior. Como vão poder competir em uma economia global na qual educação e salário estão unidos?”

As críticas ao orçamento, vítima de um déficit crônico, também aparecem no relatório, que calcula que as despesas foram a única parte que cresceram nos últimos anos, sem que se corresponda com um acréscimo dos rendimentos. “Isso põe em perigo a manutenção dos serviços existentes e de infraestruturas básicas, bem como as pensões dos trabalhadores públicos”....

E se tudo isso fosse pouco, a cidade sofre também “uma crise de liderança e direção”, assinala sem rodeios, criticando o fato de que “o governo da cidade anuncia diversos planos e projetos, mas muito poucos resultados”.

A matéria foi publicada no Portal do jornal espanhol, "El Paíz" em português e fala não de São Paulo ou do Rio de Janeiro, ou de São Luiz no Maranhão, mas sim de Los Angeles, nos Estados Unidos. 

Mas que parece um texto de O Globo ou da Folha de S. Paulo sobre cidades brasileiras, lá isso parece mesmo...

Texto original completo em:
 http://brasil.elpais.com/brasil/2014/01/08/internacional/1389219779_971330.html