Páginas

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Nada pior que os "ex"...



Há bem tempo se sabe que não há nada pior que os sempre complicados "ex". É ex-marido, ex-mulher, ex-fumante e por aí vai... 

Uma classe de "ex", no entanto, se sobressai de maneira muito pior que qualquer outro que a integre. É a dos ex-comunistas. Conhecemos muitos deles, a começar Carlos Frederico Werneck de Lacerda que sem contar seu golpismo, tinha o dom da oratória. Outros há que se destacaram à direita por haver deixado as teses de Lênin e Trotski pelo ideário capitalista. 

Mas, o pior deles, ao que sabemos, é aquele que não tem nada a oferecer a não ser seu caráter duvidoso. É o caso de um que o sempre atento Paulo Moreira Leite analisa em sua coluna de hoje no seu Blog da IstoÉ: 

"O deputado Roberto Freire deu um mergulho abaixo da linha da dignidade quando solicitou  a Comissão da Verdade que investigue Luiz Inácio Lula da Silva pela suspeita de ser informante da ditadura. Como se sabe, a acusação foi feita por Romeu Tuma Jr, um ex-delegado, ex-deputado, ex-secretário nacional de justiça.

Ao fazer coro a Tuminha  para questionar o passado do mais popular presidente do país, sem apoio no mais leve indício real, Roberto Freire ajuda a entender sua linha de trabalho político – o ressentimento. No caso, que não é único, estamos falando de um comunista ressentido.

Explicando, muito resumidamente, Já tivemos comunistas stalinistas, trotskistas, maoístas, castristas.... Hoje, temos os ressentidos. São aqueles políticos e intelectuais que abandonaram ideias cultivadas a vida inteira depois que o Muro de Berlim caiu, a União Soviética se dissolveu e a China parecia ter-se tornado a principal locomotiva do capitalismo. Deformados por uma visão dogmática e estreita da evolução humana, incapazes de enxergar  oportunidades diferentes e caminhos inéditos  para seguir no esforço pelo progresso dos mais humildes e excluídos, aceitaram o papel de novos reacionários, transportando uma herança com muitos aspectos admiráveis para qualquer palanque onde tivessem direito a pão, água e um punhado de empreguinhos."

Texto completo em: http://www.istoe.com.br/colunas-e-blogs/colunista/48_PAULO+MOREIRA+LEITE