Em uma entrevista para a revista "Teoria e Debate", o presidente do Uruguai, Pepe Mujica faz uma avaliação pessoal da atuação do ex-presidente Lula que nos envaidece a todos nós brasileiros. Mas, muito mais que essa vaidade pessoal, ela mostra o prestígio internacional que o menino retirante nordestino angariou e deixou como legado ao povo brasileiro.
Diz ele:
"acredito que nunca se possa fazer nada contra a vontade do povo. Agora o mais importante é encontrar uma solução. E quando não se quer nenhuma solução, o tempo dá sua resposta. Nós reivindicamos sempre transformar os problemas em possibilidades, porque sei que além dos cartazes e das manifestações o povo necessita de trabalho e soluções econômicas. E não digo isso em tom ofensivo. Eu gosto de falar que sou admirador do presidente Lula. Em que sentido? Lula é um senhor presidente, com um grande número do parlamento que vota contra, e mesmo assim logra manejar um país com as dimensões do Brasil, com os problemas que tem. E por que ele consegue isso? Porque negocia, negocia e negocia, tem a paciência de um velho dirigente sindical. E esse é o espírito que devemos ter nesse tema. Aliás, aqui entre nós, deveríamos clonar o Lula pela América Latina."
O texto da entrevista foi publicado no Portal da Agência Carta Maior em: http://www.cartamaior.com.br/?%2FEditoria%2FInternacional%2F%27Deveriamos-clonar-Lula-e-espalha-lo-pela-America-Latina%27%0D%0A%2F6%2F15418