Páginas

domingo, 8 de dezembro de 2013

A ameaça...


 

Vivemos um tempo bicudo em que vozes experientes podem nos ajudar a compreender melhor o que se pretende na política brasileira de agora pra frente. 

Paulo Moreira Leite, em seu blog na "Isto É" representa a voz sensata que aborda de forma correta esses temas. De seu texto intitulado "Renúncia de Genoíno é um alerta" tiramos frases bem significativas: 

"Nossos parlamentares – os piores, meus amigos -- estão de olho na reeleição e, sem verdadeiras realizações para apresentar, sem um projeto consistente para oferecer, se submetem as leis dos marketing político mais rasteiro. Eles é que iriam cassar Genoíno, posar para as fotos com cenho franzido e discursinho moralista que a TV adora. 

Considerando a estatura política de Genoíno, um gigante em comparação com 99,9% entre eles, seriam obrigados, pela própria hipocrisia, a cumprir um ritual que já vimos no próprio Supremo. Dizer que lamentavam cassar como corrupto um parlamentar cujo maior patrimônio é uma casa modesta no Butantã, em São Paulo. 

Seria na verdade um crime obviamente tão horrendo que era preciso acalmar a consciência fingir arrependimento no mesmo instante. 

A renuncia de Genoíno tem este significado doloroso: é a comprovação de que o esforço de criminalizar os políticos brasileiros e a própria atividade democrática, que esteve no centro do discurso ideológico sobre a “ compra de votos “ que jamais seria demonstrada com fatos concretos, rendeu frutos, convenceu muitas pessoas e gerou vários resultados daninhos." 

Texto completo em: http://www.istoe.com.br/colunas-e-blogs/colunista/48_PAULO+MOREIRA+LEITE