Há muito se sabe que os Estados Unidos se tornaram, com a sequência ininterrupta de guerras nas quais o grande país do Norte se envolveu desde sua independência em 1776, uma nação predadora e que não sobrevive sem um conflito que lhe dê lucros no exterior...
Isso hoje é parte da natureza do povo norte-americano que tem na competição e na agressividade valores muito caros aos seus nacionais que desde pequenos são educados para competir, vencer, conquistar e dominar.
E isso se transferiu para a própria existência da nação que hoje comanda o mundo com a sua moeda substituindo o ouro como padrão monetário internacional. As suas grandes empresas, ligadas ao que seu ex-Presidente e general Dwight Eisenhower denominou "complexo industrial militar", são apenas braços externos da conquista americana de territórios, tecnologia, bens, petróleo, insumos e coisas tais.
Agora, em plena era Obama, os Estados Unidos enfrentam situação anômala com a guerra parlamentar entre os neo-liberais republicanos e os democratas em crise que pode parar o governo daquele país.
A propósito surgiu na rede um cartazete interessante...
Pois não é que isso se tornou verdade mesmo!!!