O jornal GGN, iniciativa de Luís Nassif na Rede, publica matéria interessante sobre as liberdades cívicas nos Estados Unidos exatamente nas comemorações do 4 de julho, a maior data cívica daquele país.
Aos poucos, os americanos vão vivenciando coisa parecida com o que retratou o filme "New York Sitiada" com um clima de medo que está bem longe da liberdade individual.
Tiramos do texto apenas duas frases que mostram bem essa realidade do "paraíso" da classe média "coxinha" brasileira:
Os moradores de Boston, nos Estados Unidos (EUA), enfrentarão medidas de segurança parecidas às de aeroportos se quiserem participar do maior evento da cidade nesta quinta-feira (4), Dia da Independência do país. Com praticamente todos os itens pessoais proibidos, juntamente com postos de controle obrigatórios, cordões de isolamento e buscas pessoais, os norte-americanos já se questionam quais supostas "liberdades" estariam comemorando.Texto completo em: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/as-medidas-de-seguranca-na-comemoracao-do-4-de-julho-nos-eua
Depois das quatro horas da tarde, os foliões que frequentam as festas anuais de queima de fogos de artifício na Esplanada do Rio Charles (foto) serão proibidos de levar todos itens pessoais como cadeiras, lonas e cobertores. Antes da festa, serão feitas buscas em bolsas em vários checkpoints e itens, incluindo refrigeradores, bebidas pré-misturadas, e recipientes de vidro. Objetos pontiagudos e recipientes com líquidos com mais de dois litros serão confiscados. Os participantes também serão obrigados a passar por detectores de metal.