Lendo hoje a página do blogueiro Eduardo Guimarães do "Cidadania" no Facebook acabei por postar comentário a matéria que transcrevi aqui no Comendas mais abaixo, com o depoimento da jovem integrante do movimento pelo Passe Livre.
Alguns sintomas mostram a semelhança entre o período pré-golpe de 1964 e o clima que vivenciamos hoje no país. Em linhas gerais, este foi meu comentário à postagem do Eduardo:
O apavorante do momento é a similitude ao período pré-Golpe de 1964 que eu vivi pessoalmente como estudante e líder estudantil. O Brasil vivia época de conquistas sociais e o governo Jango acenava com reformas importantes para reduzir a desigualdade social. Em tempo de guerra fria, a desculpa da direita para derrubar o Presidente foi a possibilidade de implantação de uma república sindical de fundo comunista. A grande mídia partiu para o ataque com seus editoriais tipo "Basta" e "Fora Jango". O povo foi às ruas com medo de "comunista comedor de criancinhas". A Pátria, a Família e a Propriedade foram mote dessas passeatas com "Deus pela Democracia". Houve confronto com grupos de esquerda e sindicalistas. Por fim as Forças Armadas foram "chamadas" a intervir para "manter a ordem". Isso depois da ação conjugada da mídia (que hoje atua da mesma forma), maçonaria (que já está acionando suas lojas para incentivar a reação aos movimentos sociais), setores da Igreja (os fundamentalistas evangélicos de hoje) e os políticos ( na época a maiorida da UDN, hoje do PSDB, DEM e PPS) que vinham tentando o golpe desde 1954 quando foram frustrados pelo suicídio de Getúlio. Hoje, as lojas maçônicas já estão mobilizadas, os felicianos estão agindo nos templos, os jovens estão sendo manipulados, agentes provocadores daqui e do exterior (com certeza a CIA está envolvida nisso) fazem a baderna e os jovens, iludidos clamam contra o comunismo de hoje (passagens, corrupção, PEC 37, políticos em geral ) e os generais de pijama já se articulam em meio ao silencio da caserna. Creio que o golpe está a caminho e, sem dúvida com ajuda externa como o foi naquele ano..
Assistam a este vídeo e vejam as semelhanças
