Páginas

domingo, 5 de maio de 2013

A foto e a notícia...

A vida nos ensina, com os anos que nos abatem a todos pela sua inexorabilidade, que aos poucos perdemos a agilidade, a mobilidade, a rapidez de raciocíonio e, para muitos, a noção de razoabilidade nas atitudes e posições. 

Esta pequena digressão me leva à figura de Fernando Henrique Cardoso, um brasileiro que por bom tempo foi expressão de esperança e de critério no exercício de postos políticos. Era então o jovem senador por São Paulo, o homem das diretas e do apoio a Ulysses Guimarães, Severo Gomes, Leonel Brizola e Lula quando empunhava a bandeira de um Brasil mais justo. 

O tempo corroeu tudo isso e nos deixou a triste imagem do presidente convertido, pela vaidade, ao neoliberalismo mais desenfreado e ao domínio do mercado sobre o homem, com um desgoverno que deixou o Brasil mais pobre e seus conterrâneos mais desiludidos. 

Por isso a foto abaixo - tirada do Facebook - nos lembra a figura do ex-Presidente, hoje um vaidoso ociólogo em busca da imortalidade passageira das benesses de um chá das cinco na Academia Brasileira de Letras e ainda seguido por minúsculos políticos de mente estreita... 

Depois da foto, a notícia.





Do Brasil 247

ECONOMIA

FHC: inflação está longe de erodir ganhos sociais

:
A despeito de toda a gritaria do lobby do tomate, ex-presidente reconhece que o quadro inflacionário atual não será capaz de reduzir a sensação de bem-estar da população brasileira; essa é sua mensagem num artigo prolixo e confuso, que fala também da indignação social na era das redes sociais. Ao que tudo indica, os textos que serão publicados por Lula no The New York Times, com ajuda de ghost-writers, provavelmente serão mais claros e objetivos