O Blog "Tijolaço" publica foto e texto que analisa as manifestações de ontem no Rio de Janeiro e chega a uma conclusão que parece estar se fortalecendo diante de nós: o fascismo, na sua pior forma, está voltando ao País.
A foto nos parece ser dos "camisas pretas" de Benito Mussolini, na Itália, facção que tinha sua vertente brasileira, nos "camisas verdes" de Plínio Salgado. Hoje são os mascarados aos quais se unem até vereadores de partidos de extrema esquerda para fazer de manifestações, baderna e caos.
O fascismo nas manifestações
Sabemos que a Polícia Militar do Rio de Janeiro é despreparada e tem um péssimo histórico de violências. O governador Sérgio Cabral, por sua vez, é um político que deve explicações, como qualquer outro, pelas acusações que seus adversários e setores da população lhe fazem. Mas as cobranças devem ser feitas ao Ministério Público, à imprensa, e qualquer tentativa de derrubar um governador eleito deve ser feita com os instrumentos apropriados, mediante uma votação de impeachment na Assembléia Legislativa.
O ideal, contudo, é que os manifestantes se unam em torno de algum projeto político em comum, e comecem articulações para apoiar um candidato em 2014. Essa recusa sistemática de qualquer solução democrática está começando, de fato, a soar como o embrião de uma mentalidade golpista e fascista.
Manifestações, quando pacíficas, expressam o desejo de participação política da sociedade. Mas o que estamos vendo florescer, no Rio e em outros lugares, é uma espécie de volúpia pela violência. E não vale mais alegar a presença de “infiltrados”. Se os manifestantes aceitam a presença de mascarados, estão praticamente incentivando a “infiltração”. Todo tipo de delinquente pode botar uma máscara, fingir-se de “manifestante” e saquear lojas. Todo tipo de maluco pode incendiar canteiros de planta e depredar edifícios comerciais e públicos, sob a fachada de entrar protestando contra o capitalismo.
Estamos diante de um desafio. As depredações estão desmoralizando a ideia de manifestação. Parece até algo proposital, com objetivo de desestabilizar a nossa democracia e o país.
O papel da grande mídia tem sido curioso. Mesmo com a agressão sistemática a seus repórteres, que não podem sequer chegar perto dos manifestantes, sob risco de serem literalmente linchados, mesmo com a depredação de seu prédio no Leblon, a Globo publica hoje textos em que fala no “clima de paz” dos protestos.
texto completo em: http://www.tijolaco.com.br/index.php/oab-rj-alerta-para-fascismo-nas-manifestacoes/