Páginas

quinta-feira, 6 de junho de 2013




Desilusão... mais uma!


O Blog DoLaDoDeLá do jornalista televisivo Marco Aurélio Mello, publica relato da colega jornalista Cynara Menezes de onde tiramos frase emblemática sobre o exercício da profissão no Brasil. 

É realidade que vivemos em uma semana na qual mais de dois mil profissionais perderam emprego por "passaralhos" - cortes de pessoal nas redações - que aterrissaram na TV Record; Folha de S. Paulo, Editora Abril; Estadão e outros menos votados.


"A esmagadora maioria dos jornalistas que conheci na minha já longa carreira são, como eu mesma, pés-rapados que ascenderam socialmente em virtude do seu trabalho, apurando, entrevistando, escrevendo, editando, fotografando. Infelizmente, com a ascensão social, os mal nascidos jornalistas se iludem de que passaram a integrar a elite, senão financeira, intelectual do País. É por isso que, como diz Mino Carta, “o Brasil é o único lugar onde jornalista trata patrão como colega”. Boa parte dos jornalistas acha mesmo que os patrões são colegas: colegas de classe. Patrões e jornalistas estariam lado a lado na elite. Não é à toa que tantos não se constrangem em escrever reportagens que representam uma classe a qual não pertencem de origem: se mimetizaram com ela."


Texto completo em: http://maureliomello.blogspot.com.br/2013/06/por-cynara-menezes-quando-eu-trabalhei.html